Sabe como é que as persianas SolarGaps produzem eletricidade?

No jargão técnico, um sistema solar amigo do ambiente é também chamado de sistema fotovoltaico.

O termo “foto” vem do grego e significa luz. A palavra “Volt” também está contida na palavra “sistema” e, como todos sabemos, “Volt” é a unidade de medida da voltagem elétrica.

Mas como funciona ao certo a produção de energia solar?

persianas solares SolarGaps para produção de energia

Um “sistema fotovoltaico” consiste em muitas pequenas células solares que são expostas a raios visíveis da luz solar. A luz solar consiste em incontáveis e minúsculos “fóts”, que são os portadores de energia da luz solar. Para poder usar esses valiosos transportadores de energia, é necessário certos materiais, por exemplo, silício.

Quando “fotões” encontram-se com “silício”, e elétrões com carga negativa são libertados, que podem ser “capturados” e guiados. Ao mesmo tempo, lacunas/intervalos com carga positiva são formadas, também conhecidas como “orifícios”. A tecnologia solar captura os elétrões e leva-os até às faixas condutoras, através das quais as “lacunas” carregadas positivamente são direcionadas para o contacto traseiro das faixas condutoras. Como cargas negativas e positivas se atraem, mas a camada nos caminhos condutores impede o contato direto, os elétrões negativos e positivos correm ao longo do caminho condutor. Desta maneira, eletricidade, isto é, energia solar, é gerada.

produção de energia solar

No entanto, ainda é corrente contínua, que deve ser convertida em corrente alternada por um “conversor” (inversor), para que também possamos usar a energia elétrica gerada. Isto verifica-se, pois todos os nossos equipamentos elétricos e a rede elétrica pública precisam de corrente alternada e normalmente nenhuma corrente contínua. Como uma única célula solar pequena produz apenas muito pouca eletricidade, muitas dessas células são combinadas para formar um “módulo”, chamado de “módulo solar“.

Um sistema solar e, portanto, também as nossas persianas solares são conjuntos de módulos solares, que juntos produzem uma quantidade considerável de eletricidade / energia solar. Os painéis solares são totalmente ecológicos, no sentido em que protegem os recursos naturais, ajudam a reduzir as emissões de CO2 e são uma ferramenta útil para combater as mudanças climáticas. O silício da matéria-prima também não é um recurso limitado ou protegido.

O silício é obtido da areia de quartzo, que ocorre com muita frequência na camada terrestre. A ocorrência de silício natural é imensa, sendo até mesmo considerada inesgotável. Nenhum recurso natural é atacado durante a produção de silício. Isso fecha o ciclo para um método de produção de energia elétrica mais ecológico, que produzimos e usamos com as nossas persianas solares.